Modelos de Marketing
Aprenda sobre os diferentes tipos de modelos de marketing e como utilizá-los efetivamente
Modelos de Marketing
Os modelos de marketing são os mais flexíveis na plataforma WhatsApp. Eles permitem que as empresas atinjam uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e muito mais.
Os exemplos apresentados são meramente ilustrativos. Modelos com conteúdo similar podem ser categorizados de modo diferente dependendo do contexto e conteúdo específico.
Reconhecimento da Marca
Reconhecimento da Marca
Objetivo da Mensagem: Gere conhecimento sobre seus negócios, produtos ou serviços entre os clientes que se inscreveram para receber mensagens da sua empresa no WhatsApp.
Meta de Negócios: Aumentar a visibilidade da marca e informar sobre novidades.
Exemplos:
“Você sabia? Instalamos uma nova torre na sua região para você aproveitar uma experiência de rede otimizada. Para saber mais, acesse nosso site {{1}}.”
“A festa Diwali está chegando! Junte-se a nós às {{1}} do dia 24 de outubro para celebrar com seus amigos e sua família. Para saber mais sobre o evento clique em {{2}}.”
“Procurando um refúgio para a nova estação? Acabamos de inaugurar nosso mais novo resort em {{1}}, que é o lugar perfeito para você relaxar. Saiba mais aqui: {{2}}”
Promoção de Vendas
Promoção de Vendas
Objetivo da Mensagem: Envie ofertas gerais aos clientes relacionadas a eventos, cupons ou outro tipo de conteúdo destinado a impulsionar a venda dos seus produtos ou serviços.
Meta de Negócios: Aumentar conversão e vendas.
Exemplos:
“Aproveite 15% de desconto no seu próximo pedido. Use o código CLIENTEFIEL15 ao finalizar a compra. Acesse nosso site aqui {{1}}.”
“Indicação → desconto! Use o código AMIGO para que você e sua indicação ganhem R$ 10 de desconto no próximo pedido.”
“Viaje na nossa cabine premium para aproveitar mais benefícios, como espaço adicional para as pernas e embarque prioritário. Clique em {{1}} ou entre no nosso app para fazer o upgrade.”
Redirecionamento
Redirecionamento
Objetivo da Mensagem: Crie ofertas relevantes ou outras chamadas para ação direcionadas a clientes que interagiram com seus produtos e serviços.
Meta de Negócios: Recuperar clientes e aumentar engajamento.
Exemplos:
“Não perca seus programas favoritos! Renove sua assinatura agora mesmo: {{1}}.”
“Você deixou itens no carrinho! Não se preocupe, nós salvamos os produtos para você. Clique aqui para finalizar a compra agora: {{1}}.”
“Agradecemos por visitar nosso site. Garanta seu plano de saúde com apenas alguns cliques. Continue aqui: {{1}}.”
Promoção do Aplicativo
Promoção do Aplicativo
Objetivo da Mensagem: Solicite que os clientes instalem ou realizem uma ação específica com seu app.
Meta de Negócios: Aumentar base de usuários do aplicativo.
Exemplos:
“Você sabia? Agora você pode finalizar a compra no nosso app. Baixe aqui {{1}} para conferir nossa experiência simplificada.”
“Somente no app: 20% de desconto esta semana! Use o código VERAO20 para economizar em looks selecionados. Para baixar o app, clique aqui: {{1}}.”
Relacionamento com Cliente
Relacionamento com Cliente
Objetivo da Mensagem: Fortaleça o relacionamento com os clientes por meio de mensagens personalizadas.
Meta de Negócios: Melhorar fidelização e satisfação do cliente.
Exemplos:
“{{1}}, você achou que tínhamos esquecido? De jeito nenhum! Feliz aniversário! Desejamos a você muitas felicidades neste novo ano.”
“À medida que nos aproximamos do final do ano, refletimos sobre o que nos motiva: você. Agradecemos por você ser um cliente valioso.”
Considerações Importantes
Conteúdo Misto
Alguns modelos podem combinar elementos de marketing com utilidade, como uma atualização de pedido que inclui uma promoção.
Personalização
Use variáveis {{1}}, {{2}}, etc. para personalizar suas mensagens de acordo com cada cliente.
Clareza
Mantenha suas mensagens claras e diretas, com uma única chamada para ação principal.
Evite criar modelos com conteúdo muito genérico ou sem contexto claro. Por exemplo, modelos que contêm apenas “{{1}}” ou “Parabéns!” podem ser rejeitados.