Base de Conhecimento

Como podemos te ajudar?

Tudo Sobre Modelos de Mensagens

Diretrizes para categorias de modelo

Nossas diretrizes para categorias de modelos definem como categorizamos modelos de mensagens na nossa plataforma. Consulte nosso documento em PDF sobre as atualizações dessas diretrizes se quiser saber mais.

Em cada categoria, descrevemos o objetivo da mensagem, apresentamos a meta de negócios e mostramos exemplos de modelo.

Modelos de marketing

Os modelos de marketing são os mais flexíveis. Eles permitem que as empresas atinjam uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e muito mais.

Objetivo da mensagem: Reconhecimento

Meta de negócios: Gere conhecimento sobre seus negócios, produtos ou serviços entre os clientes que se inscreveram para receber mensagens da sua empresa no WhatsApp.

Exemplos de modelo:

  • “Você sabia? Instalamos uma nova torre na sua região para você aproveitar uma experiência de rede otimizada. Para saber mais, acesse nosso site {{1}}.”
  • “A festa Diwali está chegando! Junte-se a nós às {{1}} do dia 24 de outubro para celebrar com seus amigos e sua família. Para saber mais sobre o evento clique em {{2}}.”
  • “Procurando um refúgio para a nova estação? Acabamos de inaugurar nosso mais novo resort em {{1}}, que é o lugar perfeito para você relaxar. Saiba mais aqui: {{2}}”

Objetivo da mensagem: Vendas

Meta de negócios: Envie ofertas gerais aos clientes relacionadas a eventos, cupons ou outro tipo de conteúdo destinado a impulsionar a venda dos seus produtos ou serviços.​

Exemplos de modelo:

  • “Aproveite 15% de desconto no seu próximo pedido. Use o código CLIENTEFIEL15 ao finalizar a compra. Acesse nosso site aqui {{1}}.”
  • “Indicação → desconto! Use o código AMIGO para que você e sua indicação ganhem R$ 10 de desconto no próximo pedido.”
  • “Viaje na nossa cabine premium para aproveitar mais benefícios, como espaço adicional para as pernas e embarque prioritário. Clique em {{1}} ou entre no nosso app para fazer o upgrade.”
  • “Temos um cartão de crédito pré-aprovado especialmente para você! Aproveite uma oferta inicial de {{1}} ao se inscrever usando seu link personalizado: {{2}}.”
  • “Não se esqueça! Somente hoje, ganhe pontos em dobro nas suas compras. Visite a loja mais próxima e use seu número de telefone na finalização da compra.”

Objetivo da mensagem: Redirecionamento

Meta de negócios: Crie ofertas relevantes ou outras chamadas para ação direcionadas a clientes que talvez tenham acessado seu site, usado seu app ou interagido com seus produtos e serviços.

Exemplos de modelo:

  • “Não perca seus programas favoritos! Renove sua assinatura agora mesmo: {{1}}.”
  • “Você deixou itens no carrinho! Não se preocupe, nós salvamos os produtos para você. Clique aqui para finalizar a compra agora: {{1}}.”
  • “Agradecemos por visitar nosso site. Garanta seu plano de saúde com apenas alguns cliques. Continue aqui: {{1}}.”
  • “Você não concluiu o cadastro! Faça login no seu perfil aqui para continuar de onde parou: {{1}}.”
  • “Sentimos sua falta! Junte-se a nós para curtir uma tarde ou noite de diversão com sua família. Clique aqui para fazer a reserva a uma taxa especial: {{1}}.”

Objetivo da mensagem: Promoção do app

Meta de negócios: Solicite que os clientes instalem ou realizem uma ação específica com seu app.

Exemplos de modelo:

  • “Você sabia? Agora você pode finalizar a compra no nosso app. Baixe aqui {{1}} para conferir nossa experiência simplificada.”
  • “Agradecemos por usar nosso app. Percebemos que você não usou o recurso mais recente, {{1}}. Clique aqui {{2}} para saber mais sobre os benefícios da nova funcionalidade.”
  • “Somente no app: 20% de desconto esta semana! Use o código VERAO20 para economizar em looks selecionados. Para baixar o app, clique aqui: {{1}}.”
  • “Olá, {{1}}, sua conexão {{2}} entrou para nossa comunidade recentemente. Envie uma mensagem de boas-vindas hoje mesmo: {{1}}”

Objetivo da mensagem: Criar relacionamentos com os clientes

Meta de negócios: Fortaleça o relacionamento com os clientes por meio de mensagens personalizadas ou iniciando novas conversas.

Exemplos de modelo:

  • “{{1}}, você achou que tínhamos esquecido? Nem pensar! Feliz aniversário! Desejamos a você muitas felicidades neste novo ano.”
  • “À medida que nos aproximamos do final do ano, refletimos sobre o que nos motiva: você. Agradecemos por você ser um cliente valioso. Esperamos continuar atendendo às suas necessidades.”
  • “Olá, sou o novo assistente virtual. Posso fornecer suporte ou ajudar você a encontrar produtos. Se eu puder ajudar, basta entrar em contato!”

Confira outros modelos de marketing para consideração:

  • Modelos com conteúdo misto (por exemplo, utilidade e marketing, como atualização de pedido com uma promoção ou oferta).
  • Modelos em que o conteúdo não é claro (por exemplo, o conteúdo é apenas “{{1}}” ou “Parabéns!”).

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos similares ou que contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente dependendo do conteúdo.

Modelos de utilidade

Os modelos de utilidade são disparados por uma ação ou solicitação do usuário. Eles devem incluir informações específicas sobre a transação, conta, assinatura ou interação ativa ou em andamento a que se referem. Por exemplo, uma confirmação de compra precisa conter o número do pedido.

Objetivo da mensagem: Gerenciamento de aceitação no WhatsApp

Meta de negócios: Confirme que o cliente concordou em receber mensagens no WhatsApp como um acompanhamento da aceitação coletada por meio de outros canais (como site ou email). Também é preciso confirmar a recusa do recebimento de mensagens.

Exemplos de modelo:

  • “Agradecemos por confirmar a aceitação! O processo foi concluído. Agora, você receberá notificações via WhatsApp.”
  • “Agradecemos por confirmar sua preferência de cancelamento. Você não receberá mais mensagens nossas no WhatsApp.”

Objetivo da mensagem: Gerenciamento de pedidos

Meta de negócios: Confirme, atualize ou cancele um pedido ou uma transação com um cliente usando detalhes específicos no corpo da mensagem.

Exemplos de modelo:

  • “Agradecemos o contato. Seu pedido {{1}} foi confirmado. Avisaremos assim que seu pacote estiver a caminho.”
  • “Viva! Seu pedido {{1}} está a caminho. Número de rastreamento do pacote: {{2}}. O prazo estimado para entrega é {{3}}.”
  • “Um item do seu pedido {{1}} está aguardando estoque. Entraremos em contato novamente com uma data estimada de envio. Se você quiser cancelar o pedido e receber um reembolso, clique aqui: {{2}}”
  • “Recebemos o item do seu pedido {{1}}. O reembolso referente a {{2}} foi processado. Agradecemos por usar nossos serviços.”

Objetivo da mensagem: Alertas ou atualizações da conta

Meta de negócios: Envie atualizações importantes da conta, incluindo alertas urgentes, informações de segurança, lembretes de pagamento e outras informações relevantes sobre produtos e serviços já adquiridos ou assinados.

Essas mensagens não devem ter a intenção de fazer o upsell nem vendas cruzadas de novos produtos ou serviços.

Exemplos de modelo:

  • “A atualização diária da conta com final {{1}}: seu saldo é {{2}}.”
  • “Lembrete: seu pagamento mensal pela assinatura do serviço {{1}} será faturado em {{2}} no cartão salvo nos nossos registros.”
  • “Para terminar de configurar seu perfil, você precisa carregar uma foto. Clique aqui para enviar o arquivo: {{1}}.”
  • “O produto do pedido {{1}} feito em {{2}} foi recolhido. Clique aqui {{3}} para saber mais.”
  • “Há um alerta de tornado na sua área. Recomendamos que você permaneça em casa até as {{1}} horas de hoje.”

Objetivo da mensagem: Pesquisas de feedback

Meta de negócios: Colete feedback sobre pedidos anteriores, além de interações ou relacionamentos atuais com clientes.

Essas mensagens não devem exibir uma solicitação de feedback relacionado a possíveis oportunidades de upsell ou vendas cruzadas

Exemplos de modelo:

  • “Entregamos seu pedido {{1}}! Se houver algum problema, entre em contato conosco aqui: {{2}}.”
  • “Com seu feedback, podemos aprimorar nossos serviços. Clique aqui {{1}} para fazer uma avaliação sobre sua última visita à nossa loja {{2}}. Desde já, agradecemos sua participação.”
  • “Recentemente, você conversou conosco online sobre o pedido {{1}}. Como foi sua experiência? Clique aqui para responder a uma breve pesquisa: {{2}}.”

Objetivo da mensagem: Continuar uma conversa no WhatsApp

Meta de negócios: Envie uma mensagem para iniciar uma interação no WhatsApp que começou em outro canal.

Essas mensagens não devem ser iniciadas sem que o usuário tenha solicitado que a conversa seja movida para o WhatsApp.

Exemplos de modelo:

  • “Olá. Vejo que você solicitou suporte por meio do nosso bate-papo online. Sou o assistente virtual do WhatsApp. Posso ajudar você?”
  • “Olá, {{1}}, estamos respondendo à sua ligação com o atendimento ao cliente ocorrida em {{2}}. Encaminhamos seu caso para a próxima etapa. Entre na sua conta para continuar: {{3}}.”

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos similares ou que contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente dependendo do conteúdo.

Modelos de autenticação

Com modelos de autenticação, as empresas podem autenticar usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos de 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação/recuperação de conta e desafios de integridade).

Os modelos de autenticação são os mais restritos. Para que um modelo seja classificado como “autenticação”, a empresa deve:

  • usar os modelos de mensagem de autenticação predefinidos do WhatsApp, que contam com complementos opcionais, como avisos legais de segurança e notificações de expiração;
  • configurar um botão de senha descartável (copiar código ou um toque);
  • respeitar as restrições de conteúdo: não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis em parâmetros ou no conteúdo dos modelos de autenticação. No caso dos parâmetros, também há o limite máximo de 15 caracteres.

Definição

Exemplos:

  • “{{1}} é seu código de verificação.”
  • “{{1}} é seu código de verificação. Para sua segurança, não compartilhe esse código.”
  • “{{1}} é seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos.”

Validação de categoria

Quando você envia à API uma solicitação de criação ou de edição de modelo, é necessário indicar a categoria do modelo, com base nas diretrizes acima. Caso não existam erros na solicitação em si, validaremos a categoria que você indicou com base nessas diretrizes e no conteúdo do modelo. Depois, criaremos o modelo e definiremos status como um dos seguintes, com base no resultado do processo de validação:

  • APPROVED: O status APPROVED indica que concordamos com a categoria e que o modelo foi aprovado na análise. Depois disso, ele pode ser usado nas mensagens. Um alerta por email e do Gerenciador do WhatsApp informará a você que o modelo foi aprovado, e um webhook message_template_status_update será disparado com a propriedade event definida como APPROVED.Normalmente, apenas os modelos de autenticação são aprovados imediatamente, pois têm conteúdo predefinido.
  • PENDING: O status PENDING indica que concordamos com a categoria designada e que o modelo está em análise. O resultado da análise será comunicado por email e alerta do Gerenciador do WhatsApp. Além disso, um webhook message_template_status_update será disparado com a propriedade event definida como APPROVED ou REJECTED.
  • REJECTED: O status REJECTED indica que discordamos da categoria designada na solicitação de criação do modelo. As rejeições são comunicadas por email, alerta do Gerenciador do WhatsApp e pelo webhook message_template_status_update. O webhook terá a propriedade event definida como REJECTED, e a propriedade de motivo definida como INCORRECT_CATEGORY.

Siga o passo a passo abaixo para criar seu modelo de mensagem na Wizebot

Passo 1: Acesse a plataforma Wizebot

  1. Faça login na sua conta Wizebot.
  2. No painel principal, navegue até a seção “Modelos de Mensagens”.

Passo 2: Crie um novo modelo de mensagem

  1. Clique no botão “Criar Novo Modelo”.
  2. Selecione a categoria apropriada para sua mensagem:
    • Marketing
    • Utilidade
    • Autenticação

Passo 3: Preencha os detalhes do modelo

  1. Nome do Modelo: Dê um nome claro e descritivo ao seu modelo.
  2. Categoria: Escolha a categoria que melhor se encaixa no objetivo da sua mensagem.
  3. Conteúdo da Mensagem: Escreva o texto da mensagem. Use placeholders (como {{1}}, {{2}}) para inserir dados dinâmicos.

Passo 4: Personalize a mensagem

  1. Parâmetros Dinâmicos: Defina os valores que substituirão os placeholders.
  2. Opções Adicionais: Adicione botões de ação, links ou outras funcionalidades interativas conforme necessário.

Passo 5: Valide e Envie

  1. Revise todos os detalhes do seu modelo.
  2. Clique em “Enviar para Aprovação”.
  3. Aguarde a validação do modelo. Você receberá uma notificação quando ele for aprovado.

Passo 6: Use o modelo aprovado

  1. Uma vez aprovado, seu modelo estará disponível para uso.
  2. Vá para a seção de envio de mensagens e selecione o modelo desejado.
  3. Preencha os dados dinâmicos e envie a mensagem para seus clientes.

Assim, você pode seguir esses passos para criar e enviar modelos de mensagens na Wizebot de forma eficiente e eficaz.

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